Perguntas mais Comuns Sobre Java























 01- Qual A versão mais recente do JAVA?

O Java 7. A release mais recente para Java contém muitos recursos

02 –Quais São as diferenças entre Java ME ,JAVA SE e JAVA EE ?

Java Platform, Enterprise Edition (Java EE)
O Java Platform, Enterprise Edition (Java EE) é o padrão do setor para computação Java empresarial. Com novos recursos que melhoram o suporte a HTML5, aumentam a produtividade do desenvolvedor e melhora ainda mais como as demandas corporativas podem ser atendidas, o Java EE 7 permite que os desenvolvedores escrevam menos códigos, tenham suporte melhor para os mais recentes aplicativos da Web e estruturas e recebam acesso à escalabilidade melhorada e funcionalidades mais avançadas e simples.
Java Platform, Standard Edition (Java SE)
O Java SE foi projetado para permitir o desenvolvimento de aplicativos seguros, portáteis e de alto desempenho para a maior variedade possível de plataformas de computação. Disponibilizando aplicativos em ambientes heterogêneos, as empresas podem agilizar a produtividade do usuário final, a comunicação e a colaboração—além de reduzir drasticamente o custo de propriedade de aplicativos tanto de empresas quanto de clientes.

02- O que é J2ME ou Java ME

Java Platform, Micro Edition (Java ME) oferece um ambiente robusto e flexível para aplicativos executados em dispositivos móveis e integrados: celulares, set-top boxes, reprodutores de discos Blu-ray, dispositivos de mídia digital, módulos M2M, impressoras etc.

03 – O que  significa jvm,jre,jdk ?

(JVM) = Máquina Virtual Java.
(JDK) (Java Development Kit), pacote que inclui tudo o que é necessário para escrever aplicações e também o JRE para poder rodá-los após finalizá-los.

 
JRE (Java Runtime Environment), um programa gratuito que permite ao usuário rodar aplicativos Java em seu computador.

04-O que é preciso Para Programar em Java ?
Para programar em Java, não é necessário ter programado antes. Porém, ficaria mais fácil se tiver conhecimento em linguagem Orientada a Objeto, porque Java é totalmente estruturada em objetos (Classes, métodos, abstração, etc).
Para começar a programar será necessário fazer o download do JDK (Java Development Kit - Kit de desenvolvimento Java) que é gratuito e pode ser obtido direto do site da Sun Microsystem. Além disso, também, um compilador de Java. Existem vários tipos, uns mais leves e simples e outros mais pesados e complexos de usar. Se não souber qual usar, veja nossa lista de compiladores Java.

05- Quais São as principais ide em java ?
NetBeans e Eclipse 
Ambas são boas



06 –Quais Os tipos Primitivos Do java ?

Java possui oito tipos primitivos, sendo que todos os tipos primitivos iniciam com palavras
em minúsculo. Os tipos primitivos são:
 * byte, 8 bits com sinal
 * short, 16 bits com sinal
 * int, 32 bits com sinal
 * long, 64 bits com sinal
 * char, é representado por caractere Unicode de 16 bits (sem sinal)
 * float, 32 bits com sinal
 * double, 64 bits com sinal
 * boolean, só aceita os valores: true e false

07- O que São tipos Por referência ?
Os programas utilizam as variáveis de tipos por referência para armazenar as localizações de objetos na memória do computador. Esses objetos que são referenciados podem conter várias variáveis de instância e métodos dentro do objeto apontado.
Para trazer em um objeto os seus métodos de instância, é preciso ter referência a algum objeto. As variáveis de referência são inicializadas com o valor “null” (nulo).
Por exemplo, ClasseConta acao = new ClasseConta(), cria um objeto de classe ClasseConta e a variável acao contém uma referência a esse objeto ClasseConta, onde poderá invocar todos os seus métodos e atributos da classe. A palavra chave new solicita a memória do sistema para armazenar um objeto e inicializa o objeto.

08-Como Criar Uma Classe Em Java ?
Para criar uma classe usamos a palavra-chave class, e após a definição do nome de nossa classe, nós definimos seus atributos. Para exemplificar, criaremos uma classe que terá as características mais simples de uma televisão.
class TV{
int tamanho;
int canal;
boolean ligada;
}

09- o que Significa instanciar um objeto?

Quem faz o papel de instanciador em Java é o new. New trata de reservar memória o suficiente para o objeto e criar automaticamente uma referência a ele. Para new conseguir determinar o objeto, precisamos usar o método construtorque será usado como base para instanciar a classe e gerar o objeto.
Tecnicamente, declaramos uma variável qualquer como sendo do tipo da classe (ex.: TV minhaTV; ), depois instanciamos o objeto atribuindo a variável o resultado obtido por new mais o método construtor (ex.: minhaTV = new TV(); ).
Apesar de parecer muitos detalhes, isso fica mais facilmente visualizado no código abaixo.
public class TV {
int tamanho;
int canal;
boolean ligada;

TV() {
tamanho = 21;
canal = 0;
ligada = false;
}

public static void main(String[] args) {
TV objeto1 = new TV();
TV objeto2;
objeto2 = new TV();
}
}

10-Exemplo de código em Java :
public class HelloWorldConsole
{
            public static void main(String args[])
            {
                        System.out.println("olá , mundo !!!");
            }
}