Conceito De Abstração



Mas o que é Abstração  Em  Modelagem De Dados ?

Vamos Lá... Abstração é um processo mental no Qual usamos quando colecionamos varias características e propriedades de um  conjunto de objetos ! ou fatos e excluímos outras que não são relevantes em primeiro momento .


 Em suma, nós aplicamos a abstração quando nos concentramos nas propriedades de um conjunto de objetos ou coisas que consideramos essenciais, e não damos importância a outras na qual não julgamos importantes em primeiro momento, sempre em um contexto determinado  sob analise   ou observação .


O analista durante a sua modelagem conceitual dos dados, deve se concentrar em observar o que realmente é relevante naquele objeto observado. Chamamos isso de mini-mundo, pois não pensamos em automatizar ou processar a informação desta realidade de pura observação.

Olhe Para esta figura:


Por exemplo ,quando você olha para uma figura ao lado  você tem o resultado de um processo de abstração em que excluímos detalhes da estrutura de uma bicicleta ,como pedais freios guidão e inclusive as possíveis diferenças entre varias bicicletas, e definimos o objeto coo o que conceituamos e denominamos de “Bicicleta”.
 No caso da figura o conceito bicicleta e um exemplo de como nós aplicamos a abstração. Denominamos esta capacidade que nós temos, de modelo conceitual.

Outra forma de Fazer o mesmo, é descrever em texto a figura que apresentei


Nenhum comentário:

Postar um comentário